Home\Notícias\Cidades\Cáceres\Presidente da EMPAER Layr Mota fortalece UNEMAT doando área para realização de experimentos e pesquisas
  

Presidente da EMPAER Layr Mota fortalece UNEMAT doando área para realização de experimentos e pesquisas

Domingo, 15 de Janeiro de 2017 - 12:08:28
Depois de 15 anos de funcionamento o curso de Agronomia do câmpus da Unemat em Cáceres agora tem uma área própria para realização de experimentos e pesquisas.

A área de 15 hectares às margens da rodovia BR 070 foi doada pela Empresa Matogrossense de Extensão Rural (Empaer). A oficialização da doação da área foi feita nesta sexta-feira (13) em Cáceres.

O presidente da Empaer, Layr Mota, juntamente com os dirigentes da empresa em Cáceres mostraram o local onde a área doada está situada para a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, diretores do Câmpus de Cáceres, professor Antônio Malheiros e Reinaldo Norberto, pró-reitores e professores, acadêmicos de Agronomia e também do Diretório Central de Estudantes. O deputado estadual Leonardo Albuquerque e vereadores de Cáceres também estiveram presentes na solenidade e visita à área e ao Centro de Pesquisas da Empaer.

Além da doação da área, um desejo antigo do câmpus de Cáceres, que atenderá não somente ao curso de Agronomia, mas que poderá ser utilizado por outros cursos e programas de pós-graduação para experimentos e pesquisas, a Empaer reafirmou o compromisso de parceria com a Unemat, possibilitando que além dos 15 hectares doados outras áreas da entidade poderá ser utilizado pelos pesquisadores da Universidade.

A reitora Ana Di Renzo, ressaltou a importância dessa parceria com a Empaer, não apenas na doação da área que na ponta deverá beneficiar o cidadão de Mato Grosso, o pequeno produtor que poderá se beneficiar das pesquisas que serão desenvolvidas na área e também com o acesso a profissionais cada vez mais preparados para atuar no mercado de trabalho.

O professor Anderson Amaral, pró-reitor de Assuntos Estudantis e docente do curso de Agronomia lembrou que esse é um momento histórico, que vem sendo sonhado e desejado há 15 anos, desde que o curso de Agronomia foi criado.

O presidente da Empaer, Layr Motta, ressaltou que essa parceria com a Unemat vai resultar em mais desenvolvimento para toda a região Oeste.

Segundo ele, hoje está sendo repassada a área para a Unemat, mas a universidade poderá utilizar de toda a estrutura disponível no Centro de Pesquisa de Cáceres.

O deputado Leonardo Albuquerque também ressaltou a importância da parceria entre a Unemat e a Empaer a fim de beneficiar o pequeno produtor e a agricultura famiiar.

“Muitos trabalharam para que esse momento se concretizassem, mas graças a Deus, hoje temos a oportunidade de viver esse momento, que é um sonho antigo”.

O acadêmico de Agronomia e dirigente estudantil, Dario Diego Senn, frisou que esse é um momento muito feliz para o curso, para os estudantes que lutaram, e também para os egressos que podem ver uma luta antiga sendo concretizada.

“São 330 acadêmicos matriculados no curso de Agronomia que agora terão maiores condições de desenvolver a teoria recebida no curso”, diz.

o deputado estadual Leonardo Albuquerque e direção da Empresa  à reitoria da Unemat

Autor: Assessoria
Mais Lidas